Trigo – Uma grande fonte de energia
A espiga do trigo ergue-se a imitar a cor do sol, como se não deixasse entrever o futuro. Mas logo se tornará farinha, massa, pão ou mesmo cerveja. O trigo tem diversas formas de chegar-nos à boca, com um impacto enorme na dieta do mundo.
Hoje, contas feitas, o trigo ocupa cerca de 20% da área cultivada mundial, com meio milhão de toneladas para alimentar às famílias de todo o mundo, tornando-o o segundo maior cereal produzido, atrás apenas do arroz.
As primeiras plantações de trigo, apontam algumas investigações, foram identificadas no Egipto. Mas pesquisadores há que apontam para os campos da Mesopotâmia como o primeiro terreno de cultivo.
ALÉM DE SER UMA FONTE DE ENERGIA (CARBOIDRATOS), O TRIGO É RICO EM VITAMINAS E MINERAIS ESSENCIAIS COMO O COMPLEXO B, POTÁSSIO, MAGNÉSIO E FÓSFORO.
Inicialmente, era consumido apenas em grãos, em uma espécie de papa, junto a peixe e frutas. Por volta de 4.000 a.C., o processo de fermentação do trigo foi descoberto, dando origem aos primeiros pães. E então espalhou-se pelo mundo. Há relatos que, por volta de 2.000 a.C, os chineses já utilizam o trigo para produção de farinha e massas. E continua a atravessar as cozinhas do tempo pelo seu grande valor nutricional.
Além de ser uma fonte de energia (carboidratos), o trigo é rico em vitaminas e minerais essenciais como o complexo B, potássio, magnésio e fósforo.
Moçambique consome cerca de 450 mil toneladas de trigo por ano.
Edição 84 SET/OUT| Download.
0 Comments