Menu & Search

Texto: Thulile Magwaza

Foto: Thulile Magwaza

Edição 83 MAR/AGO| Download.

Anatomia de uma sobremesa

O sucesso da banana split foi tão grande que, em pouco tempo, esta sobremesa apareceu nas ementas de muitas cadeias de restaurantes.

Ter actualmente a banana split no menu é uma homenagem pura aos anos 80 do século passado, quando não havia gelataria ou restaurante pelo mundo fora que não servisse essa sobremesa colorida.

Mas nem todos sabem que a banana split completa este ano 120 anos! E o aniversário ultra-centenário será celebrado com uma grande festa, com música ao vivo, no restaurante “Campo di Mare”, na Marginal de Maputo, no próximo 21 de Abril, com a receita clássica: três bolas de gelado (de preferência de baunilha, chocolate e morango), natas batidas, xarope de chocolate, migalhas de avelã e uma cereja como cobertura final.

Publicidade

“Sempre me intrigou a sua história, tão bizarra que até foi patenteada e disputada entre duas cidades dos Estados Unidos, que se gabam da sua supremacia”, afirma Fabrizio Falcone, manager do restaurante. “E é também a minha madeleine de “proustiana” memória de quando, acabado o ano escolar, ia de férias e as gelatarias eram abertas até tarde para passar lá a noite inteira com os amigos”.

Pois, temos de recuar cerca de um século, até ao Verão de 1904, para encontrar as origens desta sobremesa fresca e frutada.

O local é um café em Latrobe, Pensilvânia, nos EUA, onde trabalhava um rapaz norte-americano, David Evans Strickler.

David tinha observado um vendedor de gelados em Boston a servir gelado com uma banana inteira.

Gostou da ideia, mas, por uma questão de comodidade e higiene, pensou em retirar a casca e criar uma versão “personalizada” daquela estranha receita de rua. Assim, cortou a banana ao meio, encheu-a de chocolate e gelado, e começou a servi-la aos clientes.

Outra versão diz que o inventor foi Ernest Hazard, proprietário de um restaurante de Wilmington, Ohio, que em 1907, desiludido com os seus empregados que não conseguiam inventar novas sobremesas, cortou uma banana e a recheou. Desde esse dia, as cidades de Latrobe e Wilmington têm vindo a competir nas celebrações: em 2004, Latrobe comemorou o 100º aniversário do nascimento da famosa banana split, enquanto Wilgminton patrocina todos os anos um festival inteiramente temático de banana split.

O sucesso da banana split foi tão grande que, em pouco tempo, esta sobremesa apareceu nas ementas de muitas cadeias de restaurantes norte-americanas, como sobremesa, chegando no resto do mundo, através dos filmes, nos anos 80 e 90, com o mesmo destino: era servida em restaurantes e gelatarias no clássico pires em forma de barco, como hoje faz o restaurante “Campo di Mare”, na baía de Maputo.

Edição 83 MAR/AGO| Download.

0 Comments

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.