Menu & Search

Texto: Eta Matsinhe

Foto: Agojie Licula

Edição 83 MAR/AGO| Download.

Em busca da moda de Nampula no Museu Nacional da Etnografia

Ao colocar os pés na província de Nampula, os meus olhos são brindados por um movimento de mulheres trajadas com roupas de cores quentes e vibrantes. Diante de tamanha beleza visual, num país tão diverso como Moçambique, surgiu-me a curiosidade sobre as raízes da moda das athiana orera (mulheres bonitas em Macua). Para a minha sorte, o único Museu da Etnografia do país está em Nampula.

Publicidade

Animada pela possibilidade de poder mergulhar nos costumes, crenças e tradições desta sociedade, em particular no universo feminino, aventurei-me pelas salas do museu. O Museu Nacional de Etnografia teve as portas abertas, pela primeira vez, a 23 de Agosto de 1956, na era colonial. Após a independência, esteve fechado e voltou a abrir as portas a 25 de Junho de 1993, transformado em museu nacional voltado à etnografia moçambicana.

A secção denominada “O mundo das mulheres” conta a história de um povo que desde sempre buscou alternativas para vestir-se, tendo recorrido a materiais como pele de animais e sacos de serapilheira.

Mas as cores e os modelos de roupa presentes nas ruas da cidade, segundo a história aqui contada, são o fruto da influência dos povos indianos e muçulmanos, que não só deixaram traços na moda, mas também na religião, na música e na dança.

Edição 83 MAR/AGO| Download.

0 Comments

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.