Menu & Search

Texto: Emanuel Banze

Foto: Júlio Marcos

Edição 82 JAN/FEV| Download.

Danial Valigy – “Um trabalho bem feito chamou o próximo”

Danial Valigy, 36 anos, assume-se um “profissional apaixonado pela comunicação”, área que abraçou há cerca de duas décadas, por via da publicidade. Multifacetado e sempre curioso, acredita na sorte como o cruzamento entre a oportunidade e a preparação.

Com um percurso de realizações assinaláveis, colaborou com grandes marcas de publicidade a nível do mercado nacional e expandiu as suas habilidades para os outros subcampos da comunicação.

Publicidade

“Estudei Informática de Gestão, no ensino superior, mas, ao mesmo tempo, sempre tive um lado criativo. Quando estava no segundo ano da faculdade, surgiu-me a oportunidade de fazer um estágio na STV”, recorda o profissional, a descrever que, logo à entrada para o estágio, reforçou à equipa de produção da segunda edição do Fama Show, experiência da qual colheu a oportunidade de conhecer, a fundo, os processos por detrás das publicidades. “Foi o meu primeiro projecto. Foi mesmo chegar, conhecer o meu supervisor de estágio (Cláudio Lobo, que mais tarde fundou a Chibaia) e começar a trabalhar”.

Terminada a ligação com a SOICO, Valigy atacou novos desafios. Alargou o passo e juntou-se à gigante DDB. Chegou à “nova casa” num período áureo, focado em aprender, sobretudo dos colegas mais antigos. “Quando eu entrei, a DDB tinha acabado de receber a Mcel, que era o maior anunciante de Moçambique e fui alimentando ainda mais o bichinho, muito pela curiosidade de me aproximar aos que já sabiam”.

Dentro da agência enfrentou obstáculos, alcançou metas impensáveis, amealhou prémios, criou uma boa base de contactos e abraçou, igualmente, os desafios e oportunidades de evoluir, tanto individual quanto profissionalmente. Com esforço e sacrifício, cumpriu com sucesso as suas funções e ascendeu para as mais altas categorias orgânicas. A chegar aos 30 anos, Danial Valigy sentia que queria mais. “já tinha alcançado muita coisa e me perguntava “e agora, o que faço?”, refere Danial Valigy, a descrever que, por conta das exigências, a área da comunicação é dinâmica, obrigando os profissionais a uma constante adaptação às novas ferramentas e realidades.

Em 2016, continua Danial Valigy, estava numa crise da meia-idade. “Na minha profissão, muitas vezes, quando a pessoa chega a essa fase, tem algumas saídas. Escolhi duas ao mesmo tempo, trabalhar do lado do cliente e criar a minha própria empresa”.

E foi assim criou a sua própria marca: Emotion, num momento em que Danial Valigy dividia-se entre à gestão da comunicação da IdeiaLab e o sonho, motivado pela experiência, de empreender.

A conexão entre as marcas e o seu público apenas acontece quando estas conseguem despertar emoções verdadeiras.

Trata-se de um estúdio criativo criado há seis anos para oferecer soluções que usando uma metodologia de co-criação cria soluções de comunicação em áreas como, publicidade, desenho gráfico, produção, digital, transmissão e cobertura de eventos híbridos.

“O nome Emotion sempre existiu na minha cabeça.  Sabia que se um dia criasse uma empresa devia ter esse nome, por representar uma das minhas principais crenças: a conexão entre as marcas e o seu público apenas acontece quando estas conseguem despertas emoções verdadeiras. Comecei a Emotion sozinho, mas hoje somos alguns. Estamos a chegar às 10 pessoas. Estamos a crescer”. Um crescimento evidenciado, inclusive, através de premiações. Ano passado, a Emotion conquistou o bronze nos prémios lusófonos de criatividade, na categoria de “Anúncio” e, ainda, conquistou o título de Melhor Agência de Moçambique, a nível de Activação de Marca, naquela que foi a primeira participação de sempre da Emotion na premiação.

A empresa aposta numa equipa jovem, dinâmica e dedicada ao estabelecimento de uma relação que aproxime o cliente ao consumidor, com base na expressão de emoções.

“Reflectindo sobre minha jornada, sinto-me agradecido pelas oportunidades de colaborar com tantas pessoas talentosas. Esta experiência tem sido um constante aprendizado, impulsionado pelo compromisso de buscar a excelência e adaptar-me às novas tendências do mercado. Na Emotion, encaramos cada projeto como sendo o último, o que nos tem permitido estabelecer relações com marcas reconhecidas como a MPDC – Porto de Maputo, IdeiaLab, Orange Corners, Vodacom, ou Standard Bank. Esse percurso confirma a nossa capacidade de nos adaptarmos e fomentar parcerias duradouras baseadas na confiança mútua e em resultados tangíveis. Um trabalho bem feito chamou o próximo”, encerra.

Edição 82 JAN/FEV| Download.

0 Comments

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.