Menu & Search

Texto: Jessemusse Cacinda

Foto: Shutterstock

Edição 82 JAN/FEV| Download.

Arezzo – Apaixonar-se pela História e casar-se com a Arquitectura

A Porta di San Lorentino, uma muralha construída pela dinastia dos Medicis no século XVI para dar acesso à centralidade comercial de Arezzo, está permanentemente aberta, mesmo que os filmes de reconstrução da história medieval nos façam pensar que algum Rei irá mandar encerrá-la assim que ver um grupo de mochileiros. Aquela porta dá acesso à vida, com numerosos hotéis, tabernas e pontos de troca de mercadorias entre viajantes.

As cidades medievais nesta zona da Itália – Cortona, Montone, Orvieto e Castiglione del Lago – estão enclausuradas em fortalezas sendo que, no passado, as suas portas permaneciam fechadas para garantir a segurança das mesmas e de seus habitantes. Algo que contrasta com o presente em que as portas actuais estão abertas para almas, sonhos e experiências.

Arezzo é a capital da província com o mesmo nome, fica na região da Toscana, 80Kms a sul de Florença na Itália e rodeada de comunas rurais onde a natureza e a História se casam. Já foi conhecida como a cidade do ouro e da alta moda. Os seus cerca de 97 000 habitantes têm a oportunidade de habitar um verdadeiro topo da montanha pendurados há 293 metros acima do nível do mar.

A elevação na altura também se manifesta no espírito de seus habitantes e visitantes que têm a oportunidade de viver a História para além da narrativa. Os séculos que se passaram “debaixo do sol” testemunharam a ocupação da cidade por gregos, romanos e franceses, deixando suas marcas em vários objectos materiais, sobretudo na arquitectura. Tornou-se parte do Reino da Itália em 1860 e as suas construções sobreviveram a ataques alemãs em Julho de 1944 durante a segunda guerra mundial.

Quando tudo parece estar a ruir e o mundo a perder o seu rumo, lá está Arezzo, a dizer-nos que a ressurreição de Cristo pode ser uma metáfora para nos alertar que não existem quedas definitivas e que todas as guerras não foram capazes de acabar com a humanidade.

O rio Arno atravessa esta e outras cidades da Itália central, podendo ser apreciado enquanto se tomam os variados cafés e apetecíveis vinhos a partir do topo da cidade. Os Medicis hospedaram na cidade, o seu negócio de têxteis e arte associada, sendo que o seu legado e influência são visíveis por todo lado. Quando tomei o comboio para Arezzo a partir da estação de Termini em Roma já tocava no interior da locomotiva, a música de Nicola Piovani que foi trilha sonora do filme La vita é bella de Roberto Benigni rodado na mesma cidade. O filme venceu o Prêmio Oscar no ano  de 1999 em sete categorias, Melhor Ator, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Filme Internacional, Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro Original e Melhor Montagem.

Vida bela é o que seguramente se vive quando se tem oportunidade de reviver o renascimento e estar ao mesmo tempo na terra de artistas como Michelangelo e poetas como Francesco Petrarca, o homem que aperfeiçoou o soneto, o poema composto por duas quadras e dois tercetos.

A Toscana é um dos destinos turísticos mais populares do mundo, agregando cidades como Florença, a mais famosa, Chianti, Siena, Pisa e Arezzo. Esta última a menos visitada, não obstante o seu charme, suas paisagens únicas, riqueza histórica e deliciosa gastronomia. Há também um conjunto incontável de pequenas aldeias que proporcionam uma experiência única de turismo ecológico.

A Igreja de São Francisco é uma das principais atrações de curiosos e viajantes. O edifício tardo-medieval cuja construção iniciou em 1290 e a sua fachada nunca foi terminada é o ponto ideal para selfies. É preciso muita proeza para sermos nós mesmos a dizer quem somos através da arte fotográfica. O interior da Igreja é espaçoso e simples, com uma ampla nave única, ladeada do lado esquerdo de algumas capelas e, do lado direito, por nichos. O leitor pode imaginar que me sinto um verdadeiro peregrino em busca de paz e tranquilidade da alma.

▶ Como chegar?

A partir de Maputo pode voar pela LAM para Lisboa e de lá pegar um voo de ligação para os aeroportos de Fiumicino e Ciampino em Roma. Na Cidade de Roma, apanha-se o comboio para Arezzo. Mas existem outras opções como a de escalar as Cidades de Florença ou Pisa e de lá pegar comboio ou autocarro.

▶ Onde Ficar?

A cidade oferece uma variedade de hotéis, entre eles, o Agriturismo, B&B Hotel Arezzo e Hotel Minerva que se mostram relativamente acessíveis para quem poupa em metical e os luxuosos hotéis como Rezidenza Paradisea e Graziella Patio Hotel. Existem também as opções do R B & B.

▶ Onde Comer?

A Itália é famosa pela sua gastronomia e há sempre um restaurante fácil de localizar em cada canto do país. Existem várias opções, entre tascas, pastelarias e restaurantes como o Antica Fonte, La Bodega de Gnicche e o Brasserie Del Vicolo.

▶ O que fazer?

Numa cidade histórica as tours são sem dúvidas uma das maiores experiências, podendo ser feitas, tanto em grupos como individuais. Entretanto, pedalar ou fazer tours de bicicleta pelos declives da Toscana constitui uma das experiências memoráveis. A cidade também acolhe festivais tradicionais e experiências culinárias que pode acertar quando a visitar. Pode também provar vinhos no Montepulciano  visitar cidades próximas como Umbria, Cortona, Orvieto e Perugia.

Edição 82 JAN/FEV| Download.

0 Comments

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.