Menu & Search

Texto: Maria de Lurdes

Foto: Claúdio Lobo

Edição 80 Jul/Ago/ Set| Download.

Chibaia – Honrar a terra

Na Igreja. Dia de missa comum. Várias famílias acompanham o sermão que chega do púlpito. O padre pede que a família Chibaia se levante. Os mais velhos, habituados ao apelido, colocam-se de pé. Cláudio, ainda uma criança, imita-lhes a coreografia estupefacto, não se reconhece Chibaia. Só depois perceberia que o Lobo que se cola ao seu nome, na verdade, lhe foi imposto. O seu avô, que foi professor na época colonial, teve de adoptar um nome português, Lobo, deixando de lado o seu verdadeiro sobrenome.

Publicidade

A marca Chibaia Clothing é, na verdade, uma forma de resgate das origens e busca de identidade “perdida” de Cláudio, expressar o que considera continuidade e representação da cultura moçambicana, como se colocasse o presente às cavalitas do passado para projectar o futuro.

Já estabelecida como uma das marcas mais sonantes a nível do mercado nacional, agora está a fazer um caminho pelo mundo fora. Os padrões e as cores da capulana marcam-lhe as roupas. “Capulana é nossa bandeira, nossa moçambicanidade e africanidade”, diz ele que reinventa o tecido em bolsas, calções, casacos femininos e masculinos de variadas formas. Com uma loja no centro da cidade de Maputo, tem recebido encomendas vindas de gentes doutros quadrantes do mundo.

A aposta de Cláudio é em projectar uma imagem positiva de Moçambique, dando exemplo a uma nova geração de emprego e, ainda, contribuir para suprir as necessidades do mercado em vestuário de alta qualidade, que considera cem por cento moçambicano. Apesar dos belíssimos traços que traz nos seus artigos, Cláudio nunca se considerou estilista. Sente-se mais designer e empreendedor, por conta disto apenas recentemente começou a participar em desfiles fora do país.

Curioso por natureza e com enorme entusiasmo em navegar no “desconhecido” Cláudio busca sempre trilhar pelos caminhos que mais lhe trazem desafios. A sua inspiração vem das suas observações, sentidos, paixões… da vida.

Edição 80 Jul/Ago/ Set| Download.

 

0 Comments

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.