Eduvina Cumaio Uamusse – “A persistência é o caminho para o sucesso”
“Desistir não é uma palavra que usualmente está no vocabulário”, conta Eduvina Cumaio Uamusse, uma Técnica de Sistemas Informáticos que foi lapidada nas Linhas Aéreas de Moçambique.
O profissionalismo e sorriso fácil traçaram o seu trajecto, cheio de glórias. Mas também momentos azedos, superados com suor, dedicação e entrega. “Sou uma pessoa ambiciosa. Encaro as dificuldades e adversidades de forma positiva e não desisto tão facilmente”, garantiu a profissional que ingressou na LAM em 1992.
As memórias do concurso em que participou no início da década 1990 continuam frescas. “Na altura, procurava emprego e vi que havia uma vaga para secretária-dactilógrafa. Eu disse para mim mesma: isto foi pensado na Eduvina. Inscrevi-me, fui aprovada e mandaram para LAM”, conta.
Porque sempre acreditou nas suas capacidades, a jovem secretária não desistiu e ampliou os seus horizontes. “Trabalhei duro e evolui na carreira de secretariado”, conta, acrescentando que buscou mais. “Como pretendia crescer profissionalmente e sempre gostei de informática, fiz o curso de Gestão Sistemas informáticos”, recorda.
Após a formação, a Direcção Geral a convida a partilhar o seu aprendizado na LAM. “Como IT de formação, era a realização de um sonho juntar-me a equipe do projecto de Reestruturação de Sistemas Informáticos da LAM”, lembra.
Na nova tarefa, passou por inúmeros desafios e um deles foi criar e liderar um gabinete, que com tempo passou a ser um Departamento.
Sempre atenta e pronta a apreender, a profissional acompanhou a evolução tecnológica na LAM.
Para a IT, a implementação de novos sistemas está a contribuir, positivamente, no aperfeiçoamento do fluxo de informação dentro da organização, e sua posterior análise, em busca do aprimoramento das tomadas de decisões, está a maximizar resultados.
Já reformada, ela carrega o logo pássaro no peito, à distância acompanha o pulsar da empresa que a formou como profissional e como pessoa.
“Tive várias formações, que contribuíram, de certa forma, para o meu crescimento como Técnica de Sistemas Informáticos e como pessoa. Claro que nem tudo foi um mar de rosas, houve barreiras a transpor, vários desafios”, realça.
Apesar das barreiras, ela manteve-se em pé, garantiu que o sistema não colapsasse e hoje pode dizer de boca cheia que deixa um legado para a nova geração. O seu comprometimento com o trabalho e persistência são uma marca a ser seguida. “A persistência é o caminho para o sucesso”, conclui.
Edição 80 Jul/Ago/ Set| Download.
0 Comments