Brócolos – Uma pequena árvore
Como guarnição de uma ave, carne vermelha ou peixe grelhado – elaborados pelas mãos de um renomado chef ou confeccionados no aconchego da nossa cozinha – os brócolos são sempre a garantia de uma refeição deliciosa. Salteados no azeite e temperados com sal, pimenta e ervas, gratinados ao forno ou simplesmente cozidos a vapor, com a sua textura encorpada e sabor suave, os brócolos dão um equilíbrio perfeito à composição dos sabores dos pratos, deixando-os mais saborosos, coloridos e nutritivos.
Seja o de cabeça única (também conhecido como ninja) ou o ramoso, os brócolos podem ser facilmente incluídos nas refeições do dia-a-dia. São versáteis, podendo ser consumidos em saladas, refogados, sopas ou mesmo tortas, e não tem grandes exigências no seu processo de preparação.
O que poucos sabem é que toda a planta é comestível, desde o talo às flores e às folhas. Para quem é praticante de algum tipo de actividade física e segue uma dieta, os brócolos são presença obrigatória nos cardápios elaborados pelos nutricionistas, pois possuem baixo teor calórico e uma alta concentração de nutrientes e fibras.
BRÓCOLOS É RICO EM VITAMINAS A, K, CÁLCIO, MAGNÉSIO, POTÁSSIO, FERRO E ZINCO.
Este vegetal, com aspecto de uma árvore em miniatura, é rico em nutrientes (vitaminas A, K, C, B1, B2 e B6, cálcio, magnésio, potássio, ferro e zinco), e o seu consumo traz muitos benefícios para o organismo, como por exemplo a redução da pressão arterial e redução do nível de colesterol. Também é um anti-inflamatório natural e ajuda no combate ao envelhecimento precoce, contribuindo ainda na prevenção da osteoporose, artrite, gastrite e diabetes.
Os brócolos são da família dos crucíferos, juntamente com o repolho, couve-flor e agrião, destacando-se por conta da grande concentração de ferro que possuem. Sensíveis e com pouca durabilidade após a colheita, o ideal, caso queira ter em grandes quantidades em casa, é conservá-los congelados, assim não perdem as suas propriedades.
Edição 79 Maio/Junho| Download.
0 Comments