Menu & Search

Texto: Magda Arvelos

Foto: Shutterstock

Edição 79 Maio/Junho| Download.

Sorvete – A melhor combinação de frescura e sabor

Há muitas dúvidas sobre a origem do gelado, mas uma coisa é certa: ele é uma das grandes maravilhas gastronómicas. Dentre os seus possíveis inventores encontram-se os árabes e os chineses, e poderíamos encher páginas com possíveis teorias sobre o surgimento desta delícia, mas vamos à versão resumida.

Os chineses sempre utilizaram o gelo para arrefecer os alimentos, e daí à invenção do gelado, misturando neve com polpa de fruta, foi um pequeno passo. No entanto, há dúvidas sobre quem levou o gelado para a Europa. Há quem defenda que foram os árabes (que chamavam a esta guloseima ”sberbeth”, ou seja, ”neve doce”), mas há quem acredite que foi Marco Polo, viajante italiano do séc. XIII, que introduziu na Europa o gelado, que terá conhecido nas suas viagens à China.

Dúvidas à parte, a verdade é que o gelado se tornou um sucesso instantâneo, sendo que a realeza e a aristocracia logo adoptaram os gelados de fruta como um prato de luxo. Felizmente, para nós meros mortais, o gelado popularizou-se, e é hoje um regalo que não só adoça as nossas papilas gustativas, como nos refresca no tempo de calor. E para os mais gulosos, até na época de frio.

Se é um apreciador desta delícia, saiba que em Maputo pode encontrar várias sorveterias que produzem uma variedade de gelados de fabrico artesanal. É só escolher e refrescar-se.

Edição 79 Maio/Junho| Download.

0 Comments

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.