Texto: Eta Matsinhe
Foto: Shutterstock
Edição 78 Março/Abril| Download.
As cores de Barcelona
Passavam poucos minutos das sete da manhã, quando, após perder-me nas ruas estreitas de Barcelona e no metro, finalmente o GPS indicava o lugar certo, o Arco do Triunfo. Este era o ponto de encontro para a minha primeira visita guiada pela cidade mediterrânea da Catalunha. A escolha do guia não foi mero acaso, neste lugar quase esteve a Torre Eiffel e há muita história por se contar. Inicialmente, Gustav Eiffel propôs a construção da Torre Eiffel para a cidade de Barcelona por ocasião da Exposição Universal em 1888. Mas o Município de Barcelona a reprovou, sob o argumento de a torre ser cara e ter um estilo diferente do da cidade. Para a sorte dos franceses, Gustav Eiffel foi apresentar os seus planos na cidade de Paris e Barcelona apresentou-se na Exposição Universal com um Arco do Triunfo.
Publicidade
Então qual é o estilo arquitectónico de Barcelona? Barcelona é uma mistura de edifícios góticos e estruturas modernas. Ao andar pelas ruas e ruelas de Barcelona, adivinha-se uma cidade que combina cores, extravagância e harmonia nos seus edifícios. Depois de visitar a Casa Amatller, Casa Milà, Templo Expiatório da Sagrada Família, Palau de la Música Catalana e Park Güell, posso dizer que a extravagância é a principal marca arquitectónica da época modernista catalã, também conhecida como Art Nouveau. A combinação de linhas delicadas, curvas assimétricas e irregulares, mosaicos e muita mistura de materiais, dá um charme único a esta cidade.
Barcelona oferece diferentes opções de visitas guiadas, por isso experimentei algo novo, explorei a Sagrada Família acompanhada de uma guia e fotógrafa. Chegamos cedo, para fugir das enchentes e aproveitar a brisa fresca da manhã de verão. A experiência, que tinha a previsão de durar uma hora, foi para além de duas, e se o roteiro só previa a Catedral, fomos explorar outros lugares, como a cidade gótica. Esta experiência só reafirmou o que já havia notado: a simpatia e vontade de mostrar o que a cidade tem de melhor é uma marca comum entre as pessoas aqui.
Ao explorar a cidade gótica, uma passagem pelo Museu Picasso é necessária. O Museu foi inaugurado em 1963 em homenagem ao artista, nascido em Málaga, mas que passou boa parte da juventude em Barcelona. Nas mais de 4.200 obras distribuídas pelo antigo Palácio Berenguer d’Aguilar, viajamos cronologicamente pelo trabalho e vida do pintor e escultor Pablo Picasso.
A hora de comer, na Catalunha, é um momento complicado, não pela escassez, mas pela dificuldade de escolher em meio a tantas opções. Por as ruas serem estreitas, os aromas e cores dos pratos e tapas vão-se cruzando e convidando quem passa a entrar e experimentar. Seguindo uma das recomendações dos meus guias, decidi ir comer ao Mercado de São José, popularmente conhecido como “La Boqueria”. No mercado, há uma diversidade de pratos de toda a Espanha e uma das grandes atracções são as bancas coloridas cheias de frutas e batidos naturais, óptimos para refrescar-se em meio a tanto calor.
A noite em Barcelona é cheia de vida, os bares, restaurantes, teatros e praças têm programações e quase sempre com ingressos esgotados. Aliás, durante o dia em vários cantos da cidade há sempre algum evento cultural ao ar livre. E é com uma taça de vinho e uma porção de batatas bravas como encerro a minha aventura por Barcelona.
▶ COMO IR
Pode voar directo de Maputo para Lisboa e, em seguida, apanhar um voo de conexão para Barcelona. Ou, se preferir, voar de Joanesburgo para Madrid ou Lisboa e em seguida fazer a conexão de voo.
▶ ONDE FICAR
Barcelona tem diversas opções de hospedagens, desde as mais económicas, como airbnb, hostels, B&b, e hotéis de topo. Pode hospedar-se no hotel Ronda House, localizado a 10 minutos a pé de “La Rambla” ou Hotel Expo Barcelon.
▶ ONDE COMER
Na hora de comer, garanto, não será fácil escolher um restaurante. Experimente as delícias locais no mercado “La Boqueria” e vá a um restaurante de comida típica na avenida “La Rambla”.
▶ O QUE FAZER
Pode visitar museus, passear nos parques, ir a um espectáculo de dança, dar uma volta de barco ou ir à praia. Se é amante do futebol não se esqueça de visitar o Estádio de Barcelona.
▶ CUIDADOS A TER
Barcelona é uma cidade turística e as chances de formar filas enormes, para visitar as atracções, é quase certa. Por isso, recomenda-se fazer as compras de bilhetes para museus, parques, teatro, etc, online e com antecedência.
Edição 78 Março/Abril| Download.
0 Comments