Menu & Search

Texto: Magda Arvelos

Foto: Yassmin Forte

Edição 78 Março/Abril| Download.

BOTÂNICA – Um jardim de pessoas e momentos

Foi de uma descontraída conversa de amigos, “entre copos”, a propósito de culinária, que surgiu a ideia de criar aquele que viria a ser o Botânica. Pelo nome poderia ser apenas um jardim, mas é um belo recanto onde uma diversidade de iguarias é confeccionada.

Publicidade

Segundo as palavras de Sultana Macropulos, proprietária do restaurante, “a ideia foi criar um espaço cujo conceito não existisse em Maputo: aliar a boa cozinha grega ao verde da Natureza; um espaço que fosse relaxante, estimulante e descontraído”.

E o Botânica é, de facto, tudo isso e muito mais. Quando as portas do espaço se abrem, é como se saíssemos da cidade e entrássemos, efectivamente, num jardim, que não é secreto mas esconde muitos e bons segredos. O verde das plantas alegra-nos de imediato e a decoração, de inspiração mediterrânea, transporta-nos para destinos longínquos. Com o sentido da visão aguçado pela explosão da Natureza aos nossos pés, vem o desejo de experimentar os manjares da casa.

Um bom começo é com as famosas chamussas de queijo com mel e gergelim, que são um produto original do Botânica e reúnem uma verdadeira legião de fãs. Mas entre os dips, como o famoso Tzatziki, a Tábua de Charcutaria, o Botânica Frangipani, a Salada de Caranguejo, e tantos outros pratos que compõem o menu, há muito onde escolher para deleitar o mais exigente dos paladares.

E se pensa que no Botânica não há lugar para um menu mais… local, engana-se! Há pratos com folhas de batata doce e tseke, ingredientes típicos de Moçambique, confeccionados ao estilo mediterrâneo. Impossível não sentir uma pitada de curiosidade em experimentar!

Mas não são apenas as deliciosas refeições que atraem o público, como nos confidencia Macropulos. “Muitas pessoas vêm ao Botânica para encontros de trabalho, porque o silêncio propicia uma boa conversa, sem que seja preciso levantar a voz; a música é tranquila; os amigos vêm para conversar e descontrair.”

 

É tudo isto e muito mais que faz do Botânica único, ou “unique”, como a proprietária alegremente nos conta. “O Botânica é feito de pessoas e de momentos.” Uma citação simples que resume a complexidade deste restaurante, onde todos os dias são fantásticos para se fazer uma refeição.

▶ Destaques

Quando as portas do espaço se abrem, é como se saíssemos da cidade e entrássemos, efectivamente, num jardim.

“Muitas pessoas vêm ao Botânica para encontros de trabalho, porque o silêncio propicia uma boa conversa”.

Edição 78 Março/Abril| Download.

0 Comments

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.