Be2Souls – Arte com alma
Foi pelas mãos de Sónia Sultuane que nasceu, este ano, a Be2Souls, uma marca dedicada à “arte que se veste”. A ideia surgiu depois de uma viagem que a artista fez à Grécia. “Fui fazer uma visita ao Museu de Jóias Ilias Lalaounis em Atenas, e tive a oportunidade de ver lá a exposição da Debra Rapoport, que me inspirou.”
Ao regressar a Moçambique, Sultuane decidiu produzir peças únicas e exclusivas, recorrendo a materiais pouco usuais e “objectos que transgredissem completamente a sua utilização e a sua função”. O objectivo? Alterar a sua forma original e dar-lhes uma nova vida.
Sobre a origem do nome, foi pensado num conceito para inspirar, como a própria afirma. É um conceito ligado à moda, à arte que se veste, e que implica, sempre que houver oportunidade, colaborar com outra “alma artista”.
A Be2Souls representa também um desafio para quem deseja sair da sua zona de conforto e deixar-se inspirar.
Publicidade
Quanto à inspiração por detrás das peças, advém de todos os lados, segundo Sultuane. “São as cores, as formas, os materiais, a arquitectura, as infinitas possibilidades de pensar nos materiais de uma forma diferente.”
Como uma marca de arte “com alma”, a Be2Souls tem também uma preocupação com a sustentabilidade. Para tal, recorre a materiais reutilizados e pouco convencionais (puxadores de gavetas, palhinhas e boquilhas para shisha, por exemplo), mas sem comprometer a visão da artista para cada peça. E Sultuane adianta: “a minha próxima colecção, que sairá ainda este ano, já é toda pensada na questão da sustentabilidade, repurpose (reutilização de materiais) e no meio ambiente.”
Ainda sem loja – física ou online – a Be2Souls encontra através da sua conta no Instagram o caminho certo para chegar à sua clientela, bastante heterogénea por sinal.
Um projecto ambicioso e curioso, que já cruzou fronteiras para a Europa e o Brasil, a Be2Souls representa também, segundo a artista, um desafio para quem deseja sair da sua zona de conforto e deixar-se inspirar.
Edição 75 Set/Out | Download.
0 Comments