Espinafre – O segredo de Popeye
Aqui, nas terras do Índico, o espinafre conquistou o seu lugar na mesa das famílias moçambicanas já há algum tempo. Não sabemos exactamente como chegou à nossa mesa, mas a erva rasteira, de cor verde-escuro, que tem a sua origem na Ásia, ganhou o seu espaço sendo vendida em todo lado, mercados, supermercados e dumba-nengues.
Mundialmente, o espinafre ficou popular graças ao personagem Popeye, criado em 1929 pelo cartunista Elzie Crisler Sega. O marinheiro das estórias em quadrinho e animações, Popeye, comia espinafres em lata sempre que estivesse em uma situação de apuros, os seus músculos cresciam e ficavam mais fortes. Na época em que a animação foi exibida, criou-se a crença de que quem come espinafres fica mais forte. Muitos pais naquela altura e alguns hoje contam a estória do Popeye para convencer as crianças a consumir espinafres. Afinal, as crianças não costumam gostar de verduras.
A verdade é que os espinafres são ricos em antioxidantes, vitaminas e minerais, entretanto, por si só, não fazem ninguém ficar com os músculos iguais aos do Popeye. Quando consumidos de forma balanceada e combinados com outros alimentos ajudam a manter a nossa saúde em dia. Alguns dos seus nutrientes auxiliam na prevenção de alguns cancros, mantém a vista saudável, melhoram a pressão arterial e a fluidez da circulação sanguínea. Como tudo em excesso faz mal, não se pode exagerar no consumo deste alimento.
Existem 1001 formas de preparar os espinafres, sejam crus ou cozidos. Em sopas para aquecer-nos durante o Inverno, numa salada refrescante nos dias quentes de Verão, numa omelete para um “brunch” ou até mesmo num batido de legumes e frutas, o espinafre é sempre uma boa opção como ingrediente para compor uma refeição colorida e saudável.
E, se quiser cultivar na sua horta familiar ou em vasos, basta adquirir as sementes e plantar, os espinafres não precisam de grandes cuidados e crescem melhor na época fria.
O espinafre ficou popular graças ao personagem Popeye, criado em 1929 pelo cartunista Elzie Crisler Sega.
Publicidade
Edição 73 Maio/Jun | Download.
0 Comments