Menu & Search

Texto: Eta Matsinhe

Foto: Yassmin Forte

Edição 73 Maio/Jun | Download.

Maningue hope – Acertar a hora com Zand

A tela “Maningue Hope”, que virou relógio, junta a técnica de desenho livre e arte digital

Walter Zandamela, ou simplesmente Walter ZAND, como é conhecido no meio artístico, é filho do bairro do Xipamanine e tem a arte como parte do seu ser. Formou-se em cerâmica e Design de equipamento, pinta, toca instrumentos de precursão, dá aulas de arte em universidades e usa arte para colocar as comunidades a ver mais longe. E nos mais de 20 anos de carreira, trabalhou em diversos projectos artísticos, mas só experimentou o mundo da moda muito recentemente.

Por sugestão de um amigo, decidiu aventurar-se e submeter um de seus quadros para um concurso da famosa marca de relógios suíços Swatch. E a sua obra “Maningue Hope” (muita esperança) foi escolhida pela Swatch para representar a arte moçambicana, numa colecção de relógios estampados com telas de artistas de países que participaram na Expo Dubai 2020.

Se no momento da candidatura Walter olhou para a possibilidade de ver uma das suas obras impressas num relógio da Swatch como algo inalcançável; hoje, sente-se privilegiado e emocionado por ter conseguido tal feito e aberto um novo capítulo na sua carreira.

A tela “Maningue Hope”, que virou relógio e pode compor looks super fashions, junta a técnica de desenho livre e arte digital e é marcada por cores quentes presentes na paisagem moçambicana. Tal como o nome sugere, Maningue hope, é a representação de esperança, não apenas do artista, mas de uma nação inteira — a esperança de um futuro de longos anos sem guerras e desastres naturais. “Eu quis brincar com duas palavras: maningue que quer dizer muito na gíria moçambicana e hope  esperança em português.”

Os primeiros traços de “Maningue Hope” surgiram durante o início da pandemia, momento em que o artista aproveitou o isolamento para trabalhar e colocar para fora a sua reflexão sobre a possibilidade de um dia a humanidade voltar a ser livre. Junto desta obra foram criadas outras que poderão ser apreciadas numa exposição individual num futuro breve, esperamos.

Publicidade

Edição 73 Maio/Jun | Download.

0 Comments

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.