Museu da Mafalala B&B
Uma pitada de história e dois cubos de cultura
Foi em Julho de 2019 que inaugurou aquele que é hoje o museu mais emblemático da cidade de Maputo. E, com ele, as acomodações que viriam a fazer as delícias de todos aqueles que desejam perder-se – ou talvez se encontrar – no caldeirão cultural que é o bairro da Mafalala. Falamos do museu da Mafalala B&B.
É impossível descrever as acomodações deste local sem falar do museu em si, que surgiu inspirado na riqueza artística e cultural do bairro de onde saíram algumas das personalidades mais influentes da história de Moçambique, nas arenas política, artística e desportiva.
Influenciada pela realidade arquitectónica do bairro, onde predominam a madeira e o zinco, materiais característicos dos bairros periféricos da capital, a arquitectura do Museu evoluiu, através da utilização da alvenaria, do vidro e do alumínio, para tornar este edifício mais contemporâneo, projectando a ideia de um espaço que se transforma e evolui com o tempo. Sem, obviamente, desfazer-se da sua raiz tradicional, que é parte integrante da identidade construtiva deste e de outros locais da cidade de Maputo.
Dentro das fachadas amarelas – cor que tão bem representa a riqueza deste espaço – e cor de vinho – que caracteriza a diversidade de culturas e a dinâmica própria da Mafalala – aninha-se um alojamento alternativo e bastante cultural, composto por 2 quartos, sendo uma suite e um quarto standard, e um dormitório para 10 pessoas, indicado para grupos.
Se deseja sentir o coração da cidade de Maputo palpitar e fazer parte, ainda que temporariamente, de um rico mosaico preenchido pelas mais diversas etnias, culturas e religiões, este é o local perfeito.
▶ Como chegar
Há 3 entradas principais. Pela Avenida Acordos de Lusaka; pela Avenida de Angola ou pela Avenida Marien Ngouabi, que dá para a Rua de Goa. A principal referência é o Campinho da Mafalala, que está mesmo ao lado.
O Museu está também representado no Google Maps, bastando usar o GPS.
▶ Onde comer
Há uma cozinha partilhada para os hóspedes e bem equipada para preparo das refeições. O Museu conta também com um serviço de restauração.
▶ O que fazer
Das visitas às galerias do Museu, às visitas guiadas pelo Bairro, há muito por fazer: conhecer as casas dos antigos presidentes Samora Machel e Joaquim Chissano, as casas dos poetas Noémia de Sousa e José Craveirinha, visitar a casa-museu José Craveirinha, ver actuar o Grupo Tufo da Mafalala ou andar de bicicleta pelo bairro.
▶ Reservas
+258 21 402786 ou +258 84 884 6825
▶ Preço médio
1800 MZN*
*Preço de quarto Standard
▶ Noites sugeridas
2 noites
Publicidade
Edição 72 Mar/Abr | Download.
0 Comments