Menu & Search

Texto: Maria de Lurdes

Foto: Mauro Pinto

Edição 71 Jan/Fev | Download.

Félix Salgado – Uma caminhada a todo terreno

Nascido na província de Manica, Félix Salgado vestiu, durante 30 anos, a camisa das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM).

Félix Salgado ingressou nas Linhas Aéreas de Moçambique em Março de 1982, tinha acabado de concluir o curso de mecânica, no Instituto Industrial, em Maputo. A princípio, foi enquadrado na Secção de Estruturas.

A posterior, teve uma bolsa para estudar na Irlanda, onde se especializou em Reparações Estruturais. De volta a Moçambique, Salgado é encaminhado ao Gabinete de Estudos e  Engenharia, onde se tornou responsável pela reparação estrutural da frota da LAM. Pelo caminho, integrou ainda o Departamento de Operações Especiais.

Nos anos 2000, com a necessidade de restruturação da Direcção Comercial, foi indicado a trabalhar nesta área. Aqui desempenhou o papel de chefe de Departamento de Serviço ao Cliente e Marketing. Foi nessa época que a LAM “criou linha do cliente ”, o pin “um cliente um amigo” e consolidou  o programa “Flamingo Club”, lembra-se com alguma nostalgia.

Mas foi mais uma vez transferido, então  para a Direcção de Operações, tendo sido responsável pelo Departamento de Assistência a bordo.

A seguir, foi gerir a Direcção de Qualidade, Segurança de voo e Ambiente. “Foi nesta época que começamos por certificar a LAM pela Norma ISO 9001 e os benefícios foram evidentes na altura”, recorda-se orgulhoso ele que também teve o desafio de certificar a LAM pela IATA (IOSA).

Em 2012, começou a ressentir-se de toda a pressão do trabalho e pediu para ir a reforma. Entretanto, gaba-se do seu percurso: “passei pelas várias metamorfoses da LAM”.

Edição 71 Jan/Fev | Download.

0 Comments

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.