Pensão das Amoreiras – Se estas paredes falassem
Não sabemos se o João de Deus, o nome dado a rua que leva à Pensão das Amoreiras, é do poeta ou do santo. Mas se “a poesia é lugar do sagrado” como Ungulani ba ka Khossa um dia disse, a fronteira mostra-se ténue como mostram-se ténues outras fronteiras da Ilha de Moçambique: entre a terra e o mar ou a Cidade de Macúti e a de Pedra e Cal ou o mítico e o real ou o presente e o passado. A primeira vida da Pensão das Amoreiras chegou sob o signo de Casa de Comércio de Escravos, um lugar de saída e hoje – também por conta deste passado mercantil – um lugar de entrada nas estórias e na história da Ilha. Com 10 quartos, o edifício conserva a arquitectura da vida primeira.
A primeira vida da Pensão das Amoreiras chegou sob o signo de Casa de Comércio de Escravos
Lá fora, o amarelo como se reflectisse o sol; aqui dentro, o piso de pedra e o tecto suportado por grossas madeiras, os corredores estreitos, as portas duplas, as divisões espaçosas, as janelas enormes como se coubessem nelas todo o horizonte possível. É daqui que saímos para colocar os pés neste chão sempre sagrado do princípio, quando a Ilha era só terra e mar e depois foram erguidas fortalezas, igrejas, palácios e monumentos que a elevaram a este lugar de culto.
▶ Como chegar
Voe com a LAM até Nampula e de lá é uma viagem de carro de pouco mais de duas horas até a Ilha de Moçambique.
▶ Onde comer
No restaurante da Pensão das Amoreiras serve-se a matapa de siri-siri. Mas não muito longe, no Restaurante da Saquina pode comer nimino, que ajuda a vincar a memória da Ilha de Moçambique. Mas há ainda a cozinha, sempre diversa, de vários restaurantes e hotéis espalhados por toda a Ilha.
▶ O que fazer
A estada na Ilha de Moçambique é por si só uma experiência que vale a pena, andar pelas ruas, entre a Cidade de Macúti e a de Pedra e Cal ou visitar monumentos que recordam outros tempos. Uma viagem de barco a Ilha de Goa e a partir dela repetir a rota dos navegadores portugueses é outro roteiro que a imaginação sugere. Se chegar lá em Agosto, ainda pode ter a sorte de ver baleias e golfinhos que vão dar à costa, para lá da Ilha de Goa.
▶ Reservas
+258 84 389 8628
Noites Sugeridas 3
Preço Médio para duas pessoas MZN 4500*
Edição 71 Jan/Fev | Download.
1 Comment
Why the pictures look so great in your article and so bad on their site ? Thanks a lot for your attention.