Menu & Search

Texto: Paola Rolletta

Foto: Shutterstock

Edição 69 Set/Out | Download.

Roma – O Coliseu e o Burro Voador

Com a Franziska e a Suzana vindas de Maputo, fui passear em Roma para lhes mostrar as suas inúmeras camadas, pois nela é muito raro encontrar um edifício antigo, ou um conjunto de edifícios antigos, que permaneça idêntico ao que era em origem.

Maria Spina, arquitecta que ensinou na Faculdade de Arquitectura e Planeamento de Moçambique, falou-nos em “palimpsesto”: a cidade e o seu território são como pergaminho, transformados pela acção da natureza e do homem, e dotados ao longo dos séculos de significados diferentes em relação às sociedades que os modificam sem, contudo, apagar os sinais do tempo, tanto naturais como antrópicos.

As camadas que hoje parecem estar sobrepostas no tecido urbano e nos seus territórios representam uma herança para a nossa sociedade que não deve ser apagada, mas sim conhecida e valorizada. O “re-uso” das construções, com suas adaptações para outras necessidades funcionais e estéticas, é responsável pela sobrevivência e estratificação da paisagem urbana ao longo dos séculos.

O Teatro de Marcello é um caso típico de “estratificação”. Construído em 23 a.C., foi usado durante muito tempo para espectáculos. Na época medieval tornou-se numa residência fortificada e ainda hoje funciona como habitação.

A cidade e o seu território são como pergaminho, transformados pela acção da natureza e do homem.

A Casa de Sallustio (Séc. I a.C.) é hoje sede da Câmara de Comércio. Os escritórios foram erguidos em cima da antiga estrutura. Por sua vez, o Templo de Adriano (Séc. I d.C.) é hoje um espaço para conferências. Ao longo do tempo, também as muralhas aurelianas foram utilizadas com diferentes critérios. Em 1740-48, o arquitecto Filippo Raguzzini (1690-1771) criou uma moradia para uma família nobre no ponto onde as muralhas interceptam um aqueduto romano.

Mas há também prédios comuns que utilizam os bastiões como elementos de fundação. Também o lugar sagrado está envolvido num processo de camadas onde “as várias épocas são todas presentes e sobrepostas umas às outras”. O Templo do imperador Antonino e Faustina, construído em 141 d.C. e dedicado aos cultos pagãos, surgiu em um local consagrado ao culto dos mortos que remonta ao séc. X a.C.. No século VII d.C., o templo foi transformado numa igreja, conhecida como São Lourenço em Miranda, que em 1602 teve uma nova reconstrução.

A Basílica de São Clemente (séc. XII) é um complexo de grande importância localizado sobre antigos edifícios subterrâneos de três níveis de profundidade, o mais antigo dos quais remonta ao séc. I d.C. Os três níveis são, a partir do topo: a actual basílica medieval; a antiga basílica, num edifício que anteriormente foi residência de um patrício romano; e um conjunto de construções romanas da era pós-Nero.

A Basílica de Santa Maria dos Anjos, iniciada em 1562 por Michelangelo Buonarroti, no espaço do frigidarium das Termas de Diocleciano (séc. III d.C.), passou pelas mãos de muitos arquitectos. As grandiosas abóbadas de aresta bem como as janelas termais são os únicos vestígios do antigo edifício imperial.

Construído em 23 a.C. e usado durante muito tempo para espetáculos, o Teatro de Marcello é um caso típico de “estratificação”.

Nem sempre foram “re-usados” os espaços de edifícios pré-existentes. Com o tempo, aconteceu também que os Papas demoliram importantes obras para obter apenas materiais de construção. Assim, o Coliseu tornou-se uma importante pedreira de mármore travertino com o qual, no século XVI, foram construídas residências de nobres e obras públicas. Também os edifícios termais sofreram o mesmo destino por causa dos ricos mármores que os decoravam.

Recentemente, foi concluído o restauro do Mausoléu de Augusto (28 a.C.). O mesmo é um caso interessante de usos pretendidos sobrepostos: foi jardim de pomar, virou arena de touradas, e até 1930 foi um teatro.

Em Roma, o “re-uso” de edifícios históricos em termos de habitação social revela complexas questões. A única tentativa, na década de 1970, envolveu apenas uma pequena fileira de casas (de propriedade pública) que incorporavam vestígios de época medieval, renascentista e “outra”. As pequenas casas estão anexadas à torre medieval “Torre di Nona”. A reabilitação das fachadas envolveu a destruição dos murais. Permaneceu apenas “o Burro Voador”, símbolo do abandono forçado do centro histórico pela população residente.

Graças a esta parte da cidade “eterna”, podemos conhecer as histórias que se entrelaçaram ao longo dos milénios em Roma.  Mas a professora Maria remata dizendo: “Não nos deu alguma informação de como protegê-la, melhorá-la ou administrá-la. Como acontece com muitos centros históricos no mundo, inclusive com os de Moçambique”.

▶ Como Chegar

A partir de Maputo, é possível voar via Joanesburgo, Lisboa ou Addis Ababa.

▶ Onde Dormir

A Índico recomenda o hotel Antico Acquedotto, de três estrelas, acolhedor e económico. Fica próximo do bairro Pigneto, uma das zonas da movida romana; a cem metros do antigo Aqueduto Romano Claudio, e a 2,5kms do Coliseu. http://www.hotelanticoacquedotto.it/

▶ O Que Fazer

Aprender a fazer sorvete na Gelateria Fassi. É conhecida como o Palácio do Frio, foi fundada em 1880 e é uma das mais antigas sorveterias de Itália. Pode-se participar em workshops e aprender a fazer sorvetes com os mestres – além de os saborear, claro. https://www.gelateriafassi.com/

▶ Onde Comer

… e beber. Fundada em 1876, Trimani foi a primeira loja de vinhos de Roma. Em 1991, abriu o Trimani Il Wine Bar onde pode fazer degustações e comer iguarias da gastronomia local. Em Itália, foi o primeiro a chamar-se Wine Bar, contribuindo a criar aquela que hoje é uma categoria muito em voga mundialmente. https://www.trimani.com/

▶ CUIDADOS A TER

Em Itália, é obrigatório ter o Green Pass, o certificado verde da vacinação contra a COVID, para entrar nos museus, restaurantes e todos os locais fechados. Só com as vacinas reconhecidas pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA). Se não tiver, é obrigatório fazer o teste, cujo resultado negativo é válido por 48 horas.

Edição 69 Set/Out | Download.

0 Comments

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.