QUINTA BEIJA FLOR
Um recanto de charme
Os muros escondem por dentro o esplendor de uma pequena natureza fascinante para qualquer um que busque terapia para a alma.
Quinta Beija Flor é um jardim deslumbrante que transmite paz já à entrada. Mas mais do que um espaço, é um projecto de vida. Localizado num bairro suburbano da capital do país, Mahotas, o jardim é sinónimo de beleza e aconchego. Quem ali entra sai com o espírito purificado, tranquilo, energizado e rejuvenescido. De longe não é grande coisa, porém, basta apenas que o portão se abra para de imediato nos surpreendermos com a beleza indiscutível do lugar. O espaço é repleto de verde que se dissipa pelas plantas, interrompido por uma miscelânea de rosas, orquídeas e palmeiras que cria um contraste paradisíaco. Os muros escondem por dentro o esplendor de uma pequena natureza fascinante para qualquer um que busque terapia para a alma.Com uma área de quase sete hectares, a Quinta é pertença da família Ismael, tendo passado de geração a geração. Aquilo que antes era apenas um espaço de produção de bananas, hoje tornou-se num deslumbrante jardim botânico.
Mais do que um espaço, a Quinta é um projecto de vida que surgiu depois de Faruk Ismael ter-se formado em paisagismo.
“Muita gente que visita o espaço sai sempre fascinado com a beleza das plantas”, diz-nos Faruk Ismael, gestor da Quinta. “O espaço é composto por uma variedade de mais de 150 espécies de plantas entre comestíveis e ornamentais”.A ideia de transformação do espaço em jardim surgiu, conta, logo depois de se ter formado em paisagismo. Chegou a trabalhar na HCB, mas mais tarde decidiu focar-se apenas na Quinta. Não há, revela, uso de adubos para manter o verde e o brilho das plantas que chama atenção do espaço. “Estamos a praticar uma agricultura inteligente, onde transformamos as folhas caídas das plantas em fertilizantes”, explica o proprietário. E como é gerir um espaço como a Quinta Beija Flor, mantendo-a constantemente atraente? Faruk Ismal não tem dúvida de que o gosto por aquilo que fazemos supera todos os obstáculos que possam aparecer. “Tenho imenso gosto por aquilo que faço, por isso não vejo nenhum desafio. Trato estas plantas todos os dias”, conclui.
“Estamos a praticar uma agricultura inteligente, onde transformamos as folhas caídas das plantas em fertilizantes”, explica Faruk Ismael.
Embora a pandemia da COVID-19 tenha retraído um pouco o número de visitas, segundo o gestor, continuam com o registo de pessoas que procuram por aquele espaço em busca de sossego e para estar próximo da natureza. Na verdade, a Quinta Beija Flor é mais do que um pedaço de jardim, é um espaço que transmite vida e esperança para quem precisa de inspiração.
▶ Como chegar a Quinta-Beia Flor: https://bit.ly/3i0fS5d
Edição 67 Maio/Jun | Download.
0 Comments