Texto e Foto: LAM
Edição 66 Mar/Abr | Download.
Desinfecção de aeronaves – “As nossas equipas são treinadas para atender aos mais altos padrões de limpeza”
A limpeza das aeronaves é feita com um desinfectante de alto grau, classificado para combater muitas doenças transmissíveis.
Agora, mais do que nunca, a importância do ar puro nas aeronaves é um factor decisivo para quem viaja de avião. Daí que, desde o início da pandemia da COVID-19, a LAM – Linhas Aéreas de Moçambique tem vindo a desenvolver uma contínua actividade de desinfecção a bordo dos aviões, de modo a impedir eventuais efeitos de propaga- ção do coronavírus. Esta desinfecção é feita em todas as escalas e pernoitas, com um desinfectante de alto grau, classificado para combater muitas doenças transmissíveis.
“Podemos assegurar que o ar que os nossos passageiros respiram dentro dos nossos aviões é quase tão puro tanto quanto aquele que se respira dentro das nossas casas”, assegura o Director Geral da LAM, João Pó Jorge. Quando passa pelos filtros, é completamente renovado, num processo de elevado padrão de oxigenação que o mantém sempre puro e apropriado para a respiração hu- mana”, acrescenta.
Com efeito, a LAM tem vindo a seguir, com rigor, as recomendações das autoridades nacionais de saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS), no que respeita aos protocolos de saúde e segurança a bordo dos aviões.
“As nossas equipas de limpeza das aeronaves são treinadas para atender aos mais altos padrões de limpeza e oferecer aos nossos clientes uma experiência segura e confortável a bordo”, acrescentou o Director Geral da companhia.
Por outro lado, os filtros de ar HEPA (“High Efficiency Particulate Arrestance”, isto é, Alta Eficiência na Retenção de Partículas) utilizados a bordo dos aviões extraem mais de 99,7% dos vírus e bactérias no ar e promovem renovação do ar a cada três minutos.
Após o voo, são limpas as partes da cabine que são frequentemente manuseadas, entre as quais os lavatórios, incluindo portas, botão de descarga, torneiras, latas de lixo, os encostos dos assentos, mesinhas e braços de poltrona, as maçanetas dos bagageiros superiores, os botões de controlo de luz, vento e chamada de comissários e hospedeiras, os cintos de segurança, a protecção removível da parte superior dos assentos, bem como as janelas e persianas das janelas.
Para este tipo de desinfecção a bordo dos aviões, a LAM tem usado álcool a 70% e “netbiokem”, um pro- duto específico para as aeronaves, recomendado pelos fabricantes das mesmas.
Em todos os voos, a companhia mantém o equipamento de ar condicionado a bordo de aeronaves a funcionar adequadamente, de modo a purificar o ar a todo o instante, para salvaguardar a saúde.
Edição 66 Mar/Abr | Download.
0 Comments