Menu & Search

Texto: Cristiana Pereira

Foto: Shutterstock

Edição 66 Mar/Abr | Download.

As pizzarias de Nova Iorque: Vai uma fatia?

Diz-se na brincadeira que o melhor sítio para comer uma boa pizza é em Nova Iorque – tal é o peso da comunidade de ascendência italiana. Entre as várias fatias que comemos, houve uma que ficou gravada na memória pela sua simplicidade.

Apanhei-a numa das famosas pizzarias de esquina, de tamanho tão diminuto que nem sobrava espaço para mesas.

Além do famoso molho de tomate de receita passada de geração em geração, reinavam apenas dois ingredientes sem que qualquer um deles ofuscasse o outro: beringela e queijo mozzarella. As folhas de manjericão fresco colocadas por cima ajudavam a acentuar o aroma; a massa, essa era fina e crocante, ligeiramente tostada nos cantos como é característico encontrar-se em Nova Iorque.

Apanhei-a numa das famosas pizzarias de esquina da “cidade que nunca dorme”, de tamanho tão diminuto que nem sobrava espaço para mesas. Apenas um balcão apresentando a selecção do dia e um chef atarefado sempre pronto a servir. Pela cidade fora, encontram-se várias. Esta ficava perto do Ground Zero.

Nenhuma das tentativas de reproduzi-la em casa surtiu efeito. Ainda que se aproximasse, o paladar ficava aquém. Talvez porque, em viagem, tudo tem outro gosto – e se a memória é gustativa, também é tão, ou mais, afectiva.

 

Edição 66 Mar/Abr | Download.

0 Comments

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.