A maior parte das populações ao longo do Corredor tem a agricultura como a sua fonte de sustento e de produção de renda. Inspirada pelo espírito trabalhador das comunidades, a Nacala Logistics está a apoiar cerca de 15 mil famílias através de projectos sociais que estão a ser implementados ao longo do Corredor de Nacala. A empresa investe nas áreas de agricultura, criação de animais, pesca, abertura de furos de água potável, capacitação de mão-de-obra local nos cursos profissionalizantes, entre outras.
Do universo das famílias que estão a ser apoiadas, 11 mil estão na área de agricultura. Na primeira época da campanha 2019/2020, a Nacala Logistics apoiou as comunidades com mais de 145 toneladas de sementes de qualidade de arroz, milho, soja, gergelim, amendoim e feijão nhemba. Neste momento, as populações estão em processo de co- lheita ou comercialização.
Na segunda, que consistiu no fomento de hortícolas caseiras, mais 220 mil gramas de sementes de alface, tomate, cebola, cenoura, pepino, couve e repolho foram distribuídas aos produtores. O apoio na agricultura consiste em fornecer insumos de qualidade, alocação de instrumentos agrícolas, assistência técnica, capacitação na área do agro-negócio e ligação aos mercados. O investimento da empresa no sector agrícola tem por objectivo garantir a segurança alimentar e nutricional das comunidades.
No distrito de Mossuril, na província de Nampula, Samuel Rashid, líder de cinco produtores associados que receberam sementes de qualidade e instrumentos de produção, mostra-se também satisfeito com os resultados da produção que prevê colher numa área de mais de 1 hectare.
“Graças ao investimento nas áreas sociais, nota-se um aumento na produção agrícola e na renda familiar das comunidades.”
“A produção está garantida. Neste momento estamos a fazer contactos para abastecer o mercado com produtos de muita qualidade. No ano passado, produzi muito gergelim e vendi no mercado local. Com esse dinheiro comprei uma motobomba que estamos a usar para a irrigação da machamba”, re- fere, agradecendo o apoio da Nacala Logistics.
De Mossuril, a reportagem escalou o vizinho distrito de Monapo, concretamente na localidade de Nacololo, onde vários produtores estão a beneficiar do apoio da empresa na agricultura. Nesta parcela da província de Nampula, a conversa foi com o produtor Guilherme Caetano. Encontrámo-lo numa altura de colheita de gergelim e armazenamento. De acordo com o produtor, na presente safra trabalhou numa área de 8 hectares e assegurou que antes de terminar a colheita contabiliza 5 toneladas desta cultura de rendimento.
“Tenho vindo a receber o apoio da Nacala Logistics em sementes e assistência técnica. Aposto muito no cultivo do gergelim pelo seu valor comercial. Com a produção do ano passado consegui comprar uma moageira no valor de 150 mil meticais. O equipamento está a ajudar a comunidade no processamento de cereais e consigo aumentar a minha renda com o valor de prestação de serviços. Sou grato pelo apoio da empresa”, referiu.
Por sua vez, Julieta Muarapaz está a erguer uma casa melhorada tipo 3 com o dinheiro da venda da sua produção. “Na campanha finda produzi 4 toneladas de gergelim. Com o valor da venda comprei o material de construção e comecei a minha obra. Neste momento, estou no processo de colheita desta cultura de rendimento para fazer acabamentos na minha casa. Já tenho uma residência para albergar os meus três netos. Espero que o apoio não termine por aqui para conseguir realizar outros projectos”, pediu.
Depois de Monapo, a nossa reportagem percorreu alguns quilómetros até ao Posto Administrativo de Namina, no distrito de Mecuburi, província de Nampula. Neste ponto visitou a machamba de produção de hortícolas de Bernardo Cassiano, numa área de 3 hectares.
Cassiano, que emprega cinco pessoas, garante que, desde 2018, altura em que começou a ser apoiado, a sua vida melhorou bastante. “Consegui construir uma casa melhorada, o meu filho já tem a carta de condução e o outro está a fazer a 12ª classe, graças à produção agrícola. Agora, pretendo comprar uma viatura para facilitar o escoa- mento de produção para os mercados”, contou o agricultor durante uma visita de campo realizada por Ernesto Pacule, Director Provincial da Agricultura e Pescas de Nampula.
“Estamos a fazer a monitoria do impacto do investimento social da Nacala Logistics na nossa província. Vimos que há muito envolvimento das famílias na produção, principalmente nas culturas com maior valor económico nos mercados, como é o caso do repolho, cebola e tomate. A avaliação é positiva”, assegurou o governante.
O Gerente de Relacionamento com as Comunidades da Nacala Logistics, Celso Mutadiua, explicou que o investimento na agricultura enquadra-se na estraté- gia da empresa em garantir a segurança alimentar e nutricional das comunidades que vivem nas proximidades do traçado da linha férrea.
“Estamos a investir no bem-estar das comunidades. Além da agricultura, apoiamos áreas como avicultura, apicultura, pesca, abertura de furos de água e capacitação de jovens em áreas profissionais como mecânica, construção civil, electricidade, entre outras. Fazemos uma avaliação periódica aos impactados para verificar em que aspectos ainda precisam da nossa atenção e onde já estão em condições de seguir sozinhos”, concluiu o responsável.
Foto: Cedidas Pela Empresa
0 Comments